foto de meios de comunica艫o
Publica艫o Eletr・ica do Departamento de Estado dos Estados Unidos
Abril de 2001, Volume 6, N・ero 1

A ・ica e os Meios de Comunica艫o

Dos Editores | Em foco | O jornalismo atuel | Recursos adicionais | Expediente

(vers・ Adobe Acrobat | vers・ ANSI zipped)

Os jornais locais norte-americanos, sejam eles grandes ou pequenos, relatam o dia-a-dia da nossa na艫o, do nosso povo... Re・a-os todos e os jornais comunit・ios n・ apenas contar・ a hist・ia da liberdade dos Estados Unidos, (eles) s・ a pr・ria hist・ia.

Colin Powell, Secret・io de Estado dos Estados Unidos    
Palestra para a Associa艫o Norte-Americana de Jornais    
25 de mar・ de 2001    

DOS EDITORES

As garantias constitucionais norte-americanas de liberdade de imprensa e de express・ asseguraram a exist・cia de uma imprensa em grande parte sem regulamenta艫o governamental. Isso n・ significa que os meios de comunica艫o n・ tenham padr・s. Nesta publica艫o, renomados especialistas norte-americanos exploram o papel central da ・ica dos meios de comunica艫o como valores fundamentais que moldam o funcionamento do jornalismo nos Estados Unidos.

No sistema norte-americano, nossos meios de comunica艫o livres s・ fonte essencial de informa苺es bem no centro de uma sociedade livre. Esse papel fundamental fornece aos meios de comunica艫o seu pr・rio poder que, quando utilizado de forma irrespons・el, pode amea・r uma sociedade livre. Como devemos ent・ administrar este desafio?

Em muitas na苺es, o governo toma para si o papel de regulador principal dos meios de comunica艫o. Nos Estados Unidos, nossa solu艫o foi confiar nas for・s de mercado, na concorr・cia, na responsabilidade e em um conjunto altamente desenvolvido de auto-controles, que chamamos de ・ica jornal・tica.

A ・ica jornal・tica proporciona um processo atrav・ do qual erros e excessos individuais s・ corrigidos sem colocar em risco o objetivo final de meios de comunica艫o livres: proporcionar verifica艫o saud・el dos centros de poder, a fim de manter uma sociedade livre e esclarecida.

O r・io, a televis・ e a Internet criaram um novo conjunto de desafios que agora se apresentam aos Estados Unidos, na forma de estrutura de regulamenta艫o governamental, mas sempre no contexto de princ・ios constitucionais b・icos e prote艫o da nossa imprensa livre.

Os jornalistas de todas as partes det・ papel vital para fornecer ao p・lico conhecimento e compreens・. Mas, ・medida que desempenham seu trabalho em um mundo em mudan・s tecnol・icas e geogr・icas, padr・s sistem・icos necessitam guiar o seu trabalho. Somente desta forma, os jornalistas servir・ sua sociedade de forma eticamente respons・el e construtiva.

EM FOCO

Como Definir o Territ・io do Quarto Poder
A Primeira Emenda, a economia e a pr・disposi艫o contra a regulamenta艫o desempenham pap・s importantes no modelamento da liberdade de imprensa nos Estados Unidos.
Nicholas Johnson, professor visitante de Direito
Faculdade de Direito da Universidade de Iowa

O JORNALISMO ATUAL NOS ESTADOS UNIDOS

O Papel dos Meios de Comunica艫o na Constru艫o das Comunidades
Um novo tipo de jornalismo desafia os cidad・s a envolver-se e ajudar a cuidar dos problemas das suas comunidades.
Jan Schaffer, diretor executivo, Centro Pew de Jornalismo C・ico

Por que a Democracia Necessita do Jornalismo Investigativo
O jornalismo investigativo permanece sendo uma das mais importantes contribui苺es feitas pela imprensa ・democracia, mas os jornalistas neste campo necessitam determinar constantemente a ・ica das suas t・nicas.
Silvio Waisbord, autor de Watchdog Journalism in South America: News, Accountability, and Democracy (O Jornalismo Vigilante na Am・ica do Sul: Not・ias, Responsabilidade e Democracia)

Jornada atrav・ do "Campo Minado da ・ica"
Um rep・ter investigativo enfrenta um dilema ・ico ao cobrir um caso sobre filhos de pais viciados em drogas.
Tran Ha, rep・ter do Instituto Poynter

Como Entender os Vigilantes dos Meios de Comunica艫o
Os grupos vigilantes dos meios de comunica艫o possuem motiva苺es e inclina苺es pr・rias que necessitam ser avaliadas para compreens・ das suas cr・icas.
Virginia Whitehouse, professora associada de Estudos da Comunica艫o, Faculdade Whitworth, Spokane, Washington

O Jornalismo na Era da Web
A velocidade e a interatividade que tornam atraente o jornalismo online podem tamb・ ser fatores que prejudicam a tradicional busca de precis・, equil・rio e clareza.
Bob Giles, editor de Nieman Reports, Funda艫o Nieman de Jornalismo, Universidade de Harvard

O Jornalismo na Era do Dinheiro
Os jornalistas financeiros que cobrem uma economia em ebuli艫o enfrentam um dilema ・ico ・medida que s・ tentados a desviar sua cobertura para obter lucros de mercados emergentes.
Diana B. Henriques, jornalista financeira do The New York Times

Os C・igos de ・ica dos Meios de Comunica艫o e para Al・ deles
Dois importantes estudiosos da ・ica nos meios de comunica艫o analisam os c・igos de ・ica seguidos por jornalistas de 33 jornais norte-americanos, aprofundando-se em todos os pontos, desde como cuidar de dilemas morais at・como lidar com o impacto das novas tecnologias.
Robert Steele e Jay Black

RECURSOS ADICIONAIS

Bibliografia
Livros, documentos e artigos sobre quest・s jornal・ticas.

Recursos Selecionados na Internet
Rela艫o de sites da Internet que oferecem informa苺es adicionais sobre organiza苺es de meios de comunica艫o e grupos de jornalistas.

Editora Chefe  Judith S. Siegel; Editor  William Peters; Editor Gerente  Jim Fuller; Editor de Texto  Charlene Porter; Editor de Internet  Tim Brown; Editores Associados  Carlos Aranaga, Jenifer Bochner, Melissa Cooper, Wayne Hall, Kathleen Hug, Cynthia LaCovey, Paul Malamud, Ellen Toomey, Rosalie Targonski; Refer・cia e Pesquisa  Joan Taylor; Diretora de Arte  Chloe Ellis; Assistente Gr・ico  Sylvia Scott; Conselho Editorial  Howard Cincotta, Judith S. Siegel, Leonardo Williams

O Escrit・io de Programas Internacionais de Informa艫o do Departamento de Estado dos Estados Unidos fornece produtos e servi・s que explicam as pol・icas, os valores e a sociedade dos Estados Unidos ao p・lico estrangeiro. O Escrit・io publica cinco revistas eletr・icas que tratam das principais quest・s enfrentadas pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional. As revistas --Perspectivas Econ・icas, Assuntos Globais, Temas de Democracia, Agenda da Pol・ica Externa dos Estados Unidos e Sociedade e Valores dos Estados Unidos-- apresentam declara苺es sobre pol・icas dos Estados Unidos, bem como an・ises, coment・ios e informa苺es de car・er geral sobre suas ・eas tem・icas.

Todas as edi苺es das revistas aparecem em ingl・, fran芒s, portugu・ e espanhol, e algumas edi苺es selecionadas tamb・ s・ publicadas em ・abe e russo Uma nova edi艫o em ingl・ ・publicada aproximadamente a cada m・. As vers・s traduzidas geralmente s・ publicadas duas a quatro semanas ap・ a publica艫o do original em ingl・

As opini・s expressas nas revistas n・ refletem, necessariamente, as opini・s ou as pol・icas do governo dos Estados Unidos. O Departamento de Estado n・ assume nenhuma responsabilidade pelo conte・o nem pela continuidade do acesso aos sites da Internet para os quais h・links nesta publica艫o; tal responsabilidade ・・ica e exclusivamente das entidades que publicam esses sites. Os artigos podem ser reproduzidos e traduzidos fora dos Estados Unidos a menos que contenham restri苺es de direitos autorais expl・itas para tal uso. Os usu・ios potenciais das fotos com cr・itos precisam obter autoriza艫o pr・ia de uso com a fonte citada.

N・eros atuais ou atrasados das revistas podem ser encontrados na Home Page do Escrit・io de Programas Internacionais de Informa艫o na World Wide Web, no seguinte endere・:

As publica苺es est・ dispon・eis em v・ios formatos eletr・icos para facilitar a visualiza艫o on line, transfer・cia, download e impress・. Coment・ios s・ bem-vindos na embaixada dos Estados Unidos no seu pa・ ou nos escrit・ios editoriais:

    Editor, Quest・s Globais
    Escrit・io de Programas Internacionais de Informa艫o
    IIP/T/GIC
    Departamento de Estado dos Estados Unidos
    301 4th Street, S.W.
    Washington, DC 20547
    Estados Unidos da Am・ica

    E-mail: [email protected])

In・io do artigo