Bob Giles, Editor de Nieman Reports
Funda艫o Nieman de Jornalismo, Universidade de Harvard

O jornalismo "online" ・combativo e mal-humorado, mas seu estilo e o ciclo de not・ias 24 horas levanta quest・s sobre como o jornalismo no ciberespa・ pode oferecer reportagens compat・eis com os mais altos padr・s jornal・ticos.


horizontal rule

As grandes organiza苺es noticiosas lutam para aplicar padr・s antigos de not・ias na Web, mas est・ descobrindo que n・ ・f・il traduzir as virtudes de precis・, equil・rio e clareza para um meio em que prevalecem as vantagens da velocidade e da conveni・cia.

A tecnologia da Web fortaleceu as tradicionais fun苺es de vigil・cia do jornalismo, ao fornecer aos rep・teres formas eficientes de sondar de maneira mais profunda em busca de informa苺es. A capacidade de busca de documentos, compilar contexto hist・ico e antecedentes e identificar fontes confi・eis expandiu a caixa de ferramentas do rep・ter. Ela tamb・ introduziu uma cultura fundamentalmente diferente, com base na interatividade, menor n・ero de normas e menos limites.

A velocidade e a conveni・cia um dia foram a for・ dos jornais. Os servi・s a cabo estabeleceram sua reputa艫o ao serem os primeiros com as grandes reportagens, que as pessoas tipicamente encontravam nos seus jornais locais. O imediatismo da televis・ tomou para si essa caracter・tica da imprensa escrita. Agora, a Web estabeleceu suas pr・rias vantagens de rapidez e conveni・cia; e, ao faz・lo, ela permitiu que os jornais fechassem o c・culo, fornecendo not・ias urgentes e estendendo a identidade de suas marcas para inova苺es tais como edi苺es vespertinas online.

Na intersec艫o entre o jornalismo tradicional e a Web, as tentativas de aplica艫o dos padr・s da reda艫o tradicional encontram outros valores, tais como a liberdade, irrever・cia, defesa de pontos de vista e atitudes. Os jornalistas da Web argumentam que o tom ol・pico da imprensa tradicional n・ funciona online. Eles comparam o seu novo meio com o verdadeiro esp・ito da Primeira Emenda da Constitui艫o norte-americana, que assegura liberdade de express・, imprensa e reuni・. Os redatores online observam que seu novo meio ・uma reminisc・cia de um tempo em que os jornais eram combativos e mal-humorados. Ann Compton, da ABCNews.com, descreve a diferen・ essencial entre sua equipe online e os jornalistas televisivos da rede: "Escrevemos de forma mais clara. Inclu・os mais g・ia. Existe uma riqueza na cobertura ponto.com que realmente n・ se pode fazer na televis・." Compara苺es similares podem ser feitas entre a Web e os jornais di・ios.

Essa "riqueza" ・compat・el com os mais altos padr・s jornal・ticos? Pode a natureza livre, provocadora e irreverente da Web adaptar-se a uma cultura cujas tradi苺es foram moldadas por um meio mais s・rio e estruturado?

O processo de estabelecimento de padr・s online est・se movendo, influenciado por tr・ desenvolvimentos. Em primeiro lugar, est・a realidade de que os Web sites de not・ias dominantes ser・ conduzidos pelos meios de comunica艫o antigos: as organiza苺es noticiosas tradicionais, tais como jornais di・ios, revistas de informa艫o e as principais esta苺es de televis・ em rede e a cabo. O que torna isso uma realidade ・a influ・cia do mercado, que tem sido especialmente cruel para as pontocom iniciantes. Aqueles que det・ capital insuficiente, reputa苺es jornal・ticas marginais ou fracas estrat・ias de marketing est・ sendo extintos. Dentre os sobreviventes, encontram-se as grandes organiza苺es noticiosas, que det・ os recursos para estabelecer poderosos Web sites e assegurar que essas tribunas reflitam os rigorosos padr・s com que s・ escritas e editadas suas publica苺es impressas.

Em segundo lugar, est・ os esfor・s dos jornalistas online para elaborar padr・s para a Web. A Associa艫o Noticiosa OnLine est・come・ndo um projeto para desenvolver fortes orienta苺es, que incluem recomenda苺es de como elas podem ser aplicadas e monitoradas. Uma doa艫o da Funda艫o John S. e James L. Knight permitir・que a Associa艫o Noticiosa Online contrate um diretor de projeto e cumpra com o prazo de outubro de 2001 para as orienta苺es recomendadas.

Rich Jaroslovsky, presidente da Associa艫o Noticiosa Online e editor gerente do "The Wall Street Journal Interactive", afirma que "h・muita for・ impulsionando o projeto". Muitas decis・s noticiosas online est・ sendo tomadas "por instinto", afirma Jaroslovsky, "sem haver um motivo para a decis・. Esperamos desenvolver um documento que n・ dirija, mas que conven・", n・ apenas os jornalistas, mas tamb・ aqueles que est・ trabalhando em outras culturas online, fazendo distin艫o entre o jornalismo e o com・cio.

Em terceiro lugar, e talvez a mais ampla influ・cia sobre os padr・s jornal・ticos, est・a interatividade resultante quando os jornalistas colocam seus endere・s de correio eletr・ico na Web. O correio eletr・ico pode trazer rea苺es imediatas a uma reportagem que acabou de ser colocada na Web, bem como para aquela que ・lida no jornal durante o caf・da manh・ Alguns rep・teres est・ estabelecendo barreiras contra esse engajamento com os leitores, preferindo n・ ter correio eletr・ico ou ser escoltados por um filtro que deixe passar apenas as mensagens que eles acham que querem receber.

O correio eletr・ico permite que rep・teres e editores recebam not・ias de pessoas que possam saber algo sobre a reportagem e que possam compartilhar uma perspectiva confi・el, fornecer fontes adicionais ou levantar a possibilidade de que a reportagem possa ser desequilibrada ou parcial. O potencial dessa interatividade ・poder contribuir com o aumento do n・el do desempenho jornal・tico.

Jon Katz, comentarista da Web que escreve para o Slashdot.com, afirma: "O que ・surpreendente para mim ・o grau com que os leitores me responsabilizam pelo que estou fazendo. Escreva o que escrever, sua coluna ・lida pelas pessoas mais entendidas no assunto... O que voc・aprende ・que a sua coluna n・ ・a ・tima palavra, ・a primeira palavra".


Permiss・ concedida para republica艫o, tradu艫o e uso na Internet. Reimpresso com permiss・ do Nieman Reports.

In・io do artigo