Silvio Waisbord, Autor de Watchdog Journalism in South America: News, Accountability, and Democracy (Jornalismo Vigilante na Am・ica do Sul: Not・ias, Responsabilidade e Democracia)

Embora as press・s comerciais atuais e a amea・ de a苺es judiciais de alto custo deixem algumas companhias noticiosas nervosas quanto ao apoio ao jornalismo investigativo, ele permanece forte no jornalismo dos Estados Unidos e da Am・ica Latina - e uma das mais importantes contribui苺es feitas pela imprensa ・democracia.


horizontal rule

Na d・ada de 1970, os rep・teres desempenharam papel fundamental na revela艫o do que se tornou o esc・dalo pol・ico mais s・io dos Estados Unidos no per・do p・-Segunda Guerra Mundial. Os jornalistas de Washington seguiram as pistas deixadas em um pequeno assalto no edif・io comercial Watergate, acompanhando-as por todo o caminho at・a Casa Branca. A reportagem gerou investiga苺es no Congresso at・a ren・cia final do presidente Richard Nixon.

O desempenho da imprensa durante o caso Watergate foi mantido como espelho a refletir o melhor que o jornalismo poderia oferecer ・democracia: manter o poder respons・el. Isso tornou-se tend・cia nas reda苺es norte-americanas. A profiss・ contou com alta credibilidade nos anos que se seguiram e ocorreu not・el aumento das inscri苺es para escolas de jornalismo.

Quase tr・ d・adas mais tarde, a situa艫o mudou. O jornalismo investigativo n・ parece ser a estrela mais brilhante do firmamento noticioso norte-americano. Enquanto o tom da imprensa era de auto-felicita艫o nos anos p・-Watergate, disseminou-se o pessimismo atual sobre a situa艫o do jornalismo norte-americano. Observadores argumentaram freq・ntemente que o aumento da concentra艫o dos donos de meios de comunica艫o e a tend・cia ao sensacionalismo da cobertura noticiosa minou o vigor exigido pelas reportagens investigativas. Press・s comerciais tamb・ det・ o jornalismo investigativo. Sua grande necessidade de tempo e recursos humanos e financeiros freq・ntemente entra em conflito com as expectativas de lucro e controles de custo de produ艫o. Al・ disso, o fato de que as reportagens poder・ resultar em a苺es judiciais de alto custo deixa as companhias noticiosas nervosas quanto ao apoio ・ investiga苺es.

Apesar desses fatores, n・ tem havido falta de produ艫o de reportagens investigativas na ・tima d・ada. Os principais jornais urbanos dos Estados Unidos produziram artigos que revelaram a corrup艫o, injusti・ e m・administra艫o ambiental. As not・ias das televis・s locais e das redes freq・ntemente produzem reportagens investigativas, que geralmente concentram-se em diversos tipos de fraudes ao consumidor, em ・eas como assist・cia m・ica, servi・s sociais e financiamentos residenciais.

O que ・o Jornalismo Investigativo?

O jornalismo investigativo disting・-se por divulgar informa苺es sobre m・ condutas que afetem o interesse p・lico. As den・cias resultam do trabalho dos rep・teres, e n・ de informa苺es vazadas para as reda苺es.

Embora o jornalismo investigativo costumasse ser associado a rep・teres individuais que trabalham por conta pr・ria, com pouco ou nenhum apoio das suas organiza苺es noticiosas, exemplos recentes comprovam que o trabalho de equipe ・fundamental. Diferentes tipos de especializa苺es s・ necess・ios para produzir reportagens abrangentes e bem documentadas. ・necess・io que rep・teres, editores, especialistas jur・icos, analistas estat・ticos, bibliotecas e pesquisadores de not・ias colaborem nas investiga苺es. O conhecimento do acesso ・ informa苺es p・licas ・fundamental para encontrar quais informa苺es s・ potencialmente dispon・eis, com base nas leis de "liberdade da informa艫o", e quais problemas legais poderiam surgir ao publicar-se informa苺es prejudiciais. As novas tecnologias s・ extremamente valiosas para encontrar fatos e familiarizar os rep・teres com as complexidades de qualquer reportagem espec・ica. Gra・s ・informatiza艫o dos registros governamentais e ・disponibilidade de extraordin・ia quantidade de informa苺es online, a reportagem assistida por computador ・de grande aux・io.

A Democracia e o Jornalismo Investigativo

O jornalismo investigativo ・importante devido ・ suas muitas contribui苺es ・governabilidade democr・ica. Seu papel pode ser compreendido por atender ao modelo da imprensa do Quarto Poder. De acordo com esse modelo, a imprensa dever・tornar o governo respons・el, publicando informa苺es sobre quest・s de interesse p・lico, mesmo se essas informa苺es revelarem abusos ou crimes perpetrados por autoridades. A partir dessa perspectiva, o jornalismo investigativo ・uma das mais importantes contribui苺es prestadas pela imprensa ・democracia. Ele est・relacionado com a l・ica de responsabilidade m・ua em sistemas democr・icos. Ele fornece um mecanismo valioso para monitorar o desempenho das institui苺es democr・icas, em sua defini艫o mais ampla que inclui organismos governamentais, organiza苺es c・icas e empresas p・licas.

A centraliza艫o dos meios de comunica艫o nas democracias contempor・eas torna as elites pol・icas sens・eis ・ not・ias, particularmente ・ "m・" not・ias que freq・ntemente causam como艫o p・lica. A publica艫o de not・ias sobre m・ condutas p・licas e econ・icas pode provocar investiga苺es judiciais e congressuais.

Em casos em que as institui苺es governamentais n・ conduzam investiga苺es adicionais, ou que as investiga苺es sejam obstru・as por problemas e suspeitas, o jornalismo pode contribuir com a responsabilidade ao monitorar o funcionamento dessas institui苺es. Ele pode examinar como essas institui苺es realmente cumprem com suas atribui苺es constitucionais para revelar o mau funcionamento, desonestidade ou m・conduta no governo e na sociedade. O jornalismo investigativo mant・, pelo menos, importantes poderes de estabelecimento de uma agenda que lembre os cidad・s e as elite pol・icas sobre a exist・cia de certas quest・s. N・ h・garantias, contudo, de que a aten艫o cont・ua da imprensa resulte em a苺es judiciais ou congressuais para investigar e acionar os respons・eis pelas m・ condutas.

O jornalismo investigativo tamb・ contribui com a democracia por promover a informa艫o dos cidad・s. A informa艫o ・um recurso vital para dar poder a um p・lico vigilante que, ao final, mant・ a responsabilidade governamental atrav・ do voto e da participa艫o. Com a ascens・ da pol・ica concentrada nos meios de comunica艫o nas democracias contempor・eas, os meios de comunica艫o obscureceram outras institui苺es sociais como a principal fonte de informa艫o sobre quest・s e processos que afetam a vida dos cidad・s.

Acesso do p・lico

O acesso a registros p・licos e leis que assegurem que os neg・ios p・licos sejam conduzidos em sess・s abertas s・ indispens・eis para o trabalho do jornalista investigativo. Quando as leis de censura pr・ia ou difama艫o agigantam-se no horizonte, as organiza苺es noticiosas n・ est・ dispostas a discutir assuntos controversos, devido a a苺es judiciais potencialmente de alto custo. Conseq・ntemente, as democracias devem atender a certas exig・cias para que o jornalismo investigativo seja eficaz e proporcione informa苺es diversas e abrangentes.

A ・ica do Jornalismo Investigativo

Toda equipe de rep・teres investigativos busca uma hist・ia sob circunst・cias diferentes, de forma que a cria艫o de um livro de normas ・icas gerais ・problem・ica, embora certos padr・s tenham sido aceitos de forma geral. As implica苺es legais das a苺es dos rep・teres s・, de longe, mais bem definidas que as quest・s ・icas. Caso a lei o aprove, ・legal; caso contr・io, n・ ・ A ・ica, por outro lado, lida com a distin艫o entre o certo e o errado, utilizando princ・ios filos・icos para justificar uma via de a艫o espec・ica. Qualquer decis・ pode ser considerada ・ica, dependendo do sistema ・ico utilizado para justific・la e dos valores priorizados. O que os jornalistas e editores necessitam determinar ・quem se beneficiar・com o resultado da reportagem.

Se o jornalismo for comprometido com a responsabilidade democr・ica, a quest・ que necessita ser feita ・se o p・lico se beneficiar・com o resultado de reportagens investigativas. Quais interesses o jornalismo investigativo atende ao publicar uma dada hist・ia? A imprensa atende sua responsabilidade social ao revelar m・ condutas? Quais interesses est・ sendo afetados? Quais direitos est・ sendo invadidos? A quest・ sendo investigada ・de leg・imo interesse p・lico? Ou a privacidade individual est・sendo invadida sem a investiga艫o de nenhuma quest・ p・lica crucial?

A maior parte das discuss・s sobre ・ica e jornalismo investigativo vem se concentrando na metodologia, nomeadamente, qualquer m・odo ・v・ido para revelar m・ condutas? Erros s・ leg・imos quando os jornalistas buscam falar a verdade? Qualquer m・odo ・justific・el, independente das condi苺es de trabalho e das dificuldades para obter a informa艫o? Os rep・teres de televis・ podem utilizar c・eras ocultas para conseguir uma reportagem? Os jornalistas podem utilizar identidades falsas para ter acesso ・informa艫o?

Sobre esta quest・, um fator importante a ser considerado ・que o p・lico parece menos disposto que os jornalistas a aceitar qualquer m・odo de revela艫o de m・ condutas. Pesquisas apontam que o p・lico suspeita de invas・s de privacidade, independentemente da relev・cia p・lica de um tema. O p・lico parece, de forma geral, menos inclinado a aceitar que os jornalistas utilizem qualquer m・odo para obter uma reportagem. Esta atitude ・significativamente reveladora em ・ocas em que, em muitos pa・es, a credibilidade da imprensa ・baixa. A imprensa necessita ser digna de confian・ aos olhos do p・lico. Este ・o seu principal patrim・io, mas muitas vezes suas a苺es prejudicam ainda mais sua credibilidade. Portanto, o fato de que os cidad・s geralmente acreditam que os jornalistas conseguem qualquer hist・ia a qualquer custo necessita ser uma considera艫o importante. Revela苺es feitas utilizando m・odos question・eis de obten艫o da informa艫o podem reduzir ainda mais a legitimidade e a sustenta艫o p・lica da reportagem e dos jornalistas.

As quest・s ・icas n・ se limitam a m・odos. A corrup艫o tamb・ ・outra importante quest・ ・ica do jornalismo investigativo. A corrup艫o inclui diversas pr・icas, que variam de jornalistas que aceitam suborno, cancelam exposi苺es ou pagam a fontes de informa苺es. O dano aos cidad・s privados que pode resultar da reportagem tamb・ necessita ser considerado. Quest・s de privacidade normalmente s・ levantadas, pois o jornalismo investigativo muitas vezes anda sobre uma linha fina que divide o direito ・privacidade e o direito de saber do p・lico. Normalmente se considera que a privacidade aplica-se de forma diferente a figuras p・licas e aos cidad・s comuns.

N・ existem respostas prontas e f・eis para as quest・s ・icas. Os c・igos de ・ica, apesar de alguns m・itos, n・ oferecem solu苺es definidas que possam ser aplicadas a todos os casos. A maior parte dos analistas concorda que os jornalistas devem permanecer sens・eis a quest・s como imparcialidade, equil・rio e precis・. Os rep・teres necessitam continuamente fazer questionamentos ・icos ao longo de diferentes est・ios das investiga苺es e estar prontos para justificar suas decis・s aos seus editores, colegas e ao p・lico. Eles necessitam ser sens・eis aos interesses que est・ sendo afetados e trabalhar de acordo com padr・s profissionais.

O Jornalismo Investigativo na Am・ica Latina

A Am・ica Latina contempor・ea oferece diversos exemplos de por qu・a democracia necessita do jornalismo investigativo e como este contribui com a governabilidade democr・ica. O jornalismo investigativo ganhou for・ em todos os pa・es em que a democracia se consolidou pela regi・ nas ・timas duas d・adas, sem exce苺es. Relegado a publica苺es marginais e partid・ias no passado, ultimamente ganhou aceita艫o na grande imprensa. Muitas raz・s justificam a afirma艫o do jornalismo investigativo, particularmente a consolida艫o dos governos democr・icos, as transforma苺es substanciais da economia dos meios de comunica艫o, a exist・cia de publica苺es comprometidas com a revela艫o de abusos espec・icos e os confrontos entre algumas organiza苺es noticiosas e alguns governos.

Como em outras regi・s do mundo, o principal valor do jornalismo investigativo nas democracias latino-americanas ・que ele contribui com o aumento da responsabilidade pol・ica. Isto ・particularmente importante, considerando que foi identificada a fraqueza dos mecanismos de responsabilidade como um dos problemas mais s・ios enfrentados pelas democracias da regi・. A letargia institucional, a inefic・ia e a falta de rea艫o ・ leg・imas necessidades p・licas foram freq・ntemente mencionadas como as principais fraquezas. A exist・cia de organiza苺es noticiosas compromissadas com o jornalismo investigativo tornou-se extremamente importante. Mesmo quando outras institui苺es deixaram de acompanhar exposi苺es na imprensa ou de conduzir suas pr・rias investiga苺es, a imprensa manteve vivas as alega苺es de conduta ilegal ou anti-・ica e, em alguns casos, for・u as autoridades legislativas e judiciais a agir. O jornalismo investigativo possui poder inigual・el de relacionar autoridades a determinados crimes, mas pode tamb・ criar percep苺es p・licas erradas sobre a exist・cia de m・conduta. Esta ・uma faca de dois gumes. A reportagem de m・conduta traz a aten艫o do p・lico a supostos crimes, mas pode levar a julgamentos precipitados sobre a responsabilidade dos indiv・uos, sem interven艫o das institui苺es estabelecidas constitucionalmente para investigar e chegar a vereditos legais. Aqui, a responsabilidade ・ica ・ novamente, de extrema import・cia. Acusa苺es infundadas feitas pela imprensa podem ter efeitos danosos ・reputa艫o dos indiv・uos e institui苺es.

A corrup艫o governamental tem sido o foco central das investiga苺es da imprensa nas democracias latino-americanas. Outros assuntos (corrup艫o empresarial e pr・icas ilegais de trabalho) atra・am aten艫o significativamente menor. Numerosas pesquisas que indicam que a corrup艫o aparece de forma consistente entre as tr・ preocupa苺es mais altas da popula艫o em toda a regi・ podem sugerir o impacto do jornalismo investigativo em tornar a m・conduta governamental em preocupa艫o principal.

O caso latino-americano sugere, portanto, que a exist・cia do jornalismo investigativo ・importante por si pr・ria. O conte・o e o equil・rio da agenda investigativa tamb・ s・ relevantes. A imprensa chama a aten艫o dos cidad・s e legisladores para quest・s espec・icas. Muitos cen・ios sociais e governamentais necessitam de aten艫o nas democracias contempor・eas. O jornalismo investigativo ・mais eficaz quando molda uma ampla rede sobre uma variedade de assuntos.


Silvio Waisbord ・professor assistente do Departamento de Jornalismo e Meios de Comunica艫o de Massa na Universidade Rutgers, a Universidade do Estado de Nova J・sei.

In・iodo artigo