Perspectivas Econômicas

Revista Eletrônica da Departamento de Estados dos EUA, Vol. 6, Nº 3, Setembro de 2001


COMO COMBATER A POBREZA GLOBAL

Em Foco red bullet Comentarios red bullet Fatos e Números red bullet Recursos de Informação


thin blue rule

EM FOCO

O COMBATE À POBREZA GLOBAL
Paul O'Neill, secretário do Tesouro dos EUA
Ao longo dos últimos cinqüenta anos, os benefícios gerais do auxílio bilateral e multilateral foram desapontadores. A comunidade internacional pode fazer um trabalho melhor no combate à pobreza global, dedicando maior atenção ao auxílio para o aumento da produtividade dos países.

A CONTRIBUIÇÃO NORTE-AMERICANA À AGRICULTURA GLOBAL E SEGURANÇA ALIMENTAR
Ann M. Veneman, secretária da Agricultura dos EUA
A redução da fome exige programas e políticas que abram os mercados ao comércio agrícola, aumentem a infra-estrutura e os sistemas de transporte, definam os direitos de propriedade dos pequenos fazendeiros, forneçam redes de segurança aos grupos mais vulneráveis e, a longo prazo, atinjam crescimento econômico em bases amplas e a geração de receita.

CONSTRUIR A PROSPERIDADE SIGNIFICA INVESTIR NAS PESSOAS
Andrew S. Natsios, administrador, Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional
A menos que o mundo enfrente as questões de pobreza e fome, podemos esperar a disseminação das crises humanitárias, conflitos internos mais violentos e a deterioração das condições das pessoas mais pobres do mundo.

LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO PARA COMBATER A POBREZA
Alan Larson, subsecretário para Assuntos Econômicos, Comerciais e Agrícolas, Departamento de Estado dos Estados Unidos
A liberalização do comércio pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar o desenvolvimento e reduzir a pobreza global. O livre comércio reduz o custo das necessidades básicas, desencoraja a corrupção e permite que a democracia cresça, gerando melhor qualidade de vida, especialmente para os pobres.

thin blue rule

COMENTARIOS

COMO ELIMINAR A POBREZA EM MASSA
Ian Vásquez, diretor, Projeto de Liberdade Econômica Global, Instituto Cato
O crescimento econômico é o único caminho para eliminar a pobreza em massa. Estender o sistema de proteção de direitos de propriedade para que inclua a propriedade das pessoas pobres será uma das estratégias mais importantes de redução da pobreza que uma nação poderá tomar.

DOAÇÕES PARA OS POBRES DO MUNDO:
MAIS AUXÍLIO, MESMO CUSTO

Adam Lerrick, diretor, Centro Gailliot de Política Pública e professor de Economia, Universidade Carnegie Mellon
Os bancos de desenvolvimento multilateral deverão fornecer doações, e não empréstimos, para as nações pobres do mundo. Essas doações não esgotariam os recursos do Banco Mundial, nem exigiriam financiamento adicional dos países doadores.

PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO AFRICANO
Horst Köhler, diretor gerente, Fundo Monetário Internacional
É indubitável que o FMI, o Banco Mundial e outros doadores necessitarão fornecer assistência técnica maior e melhor coordenada para apoiar as estratégias de redução da pobreza na África.

DEMOCRACIA, GOVERNO E O MERCADO
John D. Sullivan, diretor executivo, Centro para a Iniciativa Privada Internacional
As instituições governamentais e organizações auto-reguladoras necessitam desempenhar papéis fundamentais para assegurar que as normas sejam justas, apliquem-se a todos, sejam transparentes e executadas. A comunidade comercial necessita fazer sua parte, eliminando a corrupção que é tão devastadora para o crescimento econômico e redução da pobreza.

POBREZA RURAL E URBANA: ENTENDENDO AS DIFERENÇAS
David Satterthwaite, diretor, Programa de Assentamentos Humanos, Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento
As definições de pobreza com base nos níveis de renda não refletem as muitas formas de privações causadoras da pobreza rural e urbana, com o resultado de que as nações e organizações multilaterais subestimam quantas pessoas vivem em pobreza e em quais condições.

REMESSAS DE DINHEIRO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO
Susan F. Martin, diretora, Instituto para o Estudo da Migração Internacional, Universidade de Georgetown
As remessas de fundos estão apresentando impacto positivo muito maior sobre as economias dos países em desenvolvimento que o reconhecido anteriormente. Cada dólar remetido está produzindo dólares adicionais em crescimento econômico para as empresas que produzem e fornecem produtos adquiridos com esses recursos.

thin blue rule

FATOS E NÚMEROS

INDICADORES DE POBREZA

RELAÇÃO DE PA¡¦ES POR GRUPO DE RENDA

ASSIST¡¦CIA AO DESENVOLVIMENTO E SEU DESTINO

REMESSAS DE DINHEIRO DOS TRABALHADORES

thin blue rule

RECURSOS DE INFORMAÇÃO

CONTATOS IMPORTANTES E SITES NA INTERNET

LEITURAS ADICIONAIS SOBRE POBREZA

thin blue rule

Perspectivas Econômicas

Revista Electrônica dos Estados Unidos

Volume 6, Número 3, Setembro de 2001

O Escritório de Programas Internacionais de Informação do Departamento de Estado dos Estados Unidos oferece produtos e serviços que expõem as políticas, sociedade e valores dos Estados Unidos a audiências estrangeiras. O Escritório edita cinco publicações eletrônicas que examinam questões importantes enfrentadas pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional. As publicações (Perspectivas Econômicas, Questões Globais, Questões de Democracia, Agenda da Política Externa dos Estados Unidos e Sociedade e Valores dos Estados Unidos) oferecem informações sobre a política norte-americana, além de análises, comentários e informações básicas em suas áreas temáticas.

Todas as publicações são editadas em versões em espanhol, francês, inglês, e português, com temas selecionados também sendo publicados em árabe e russo. As edições em língua inglesa são publicadas em intervalos de cerca de um mês. As versões traduzidas normalmente seguem-se ao original em inglês após duas a quatro semanas.

As opiniões expressas nas publicações não refletem, necessariamente, as opiniões ou políticas do governo dos Estados Unidos. O Departamento de Estado dos Estados Unidos não assume responsabilidade pelo conteúdo e pela contínua acessibilidade de sites da Internet ligados ao presente; essa responsabilidade reside unicamente com os responsáveis por tais sites. Artigos podem ser reproduzidos e traduzidos fora dos Estados Unidos, exceto pelos artigos que possuam restrições explícitas de direitos autorais sobre esse uso. Usuários potenciais de fotos com créditos são obrigados a obter autorização de uso junto à mencionada fonte.

As edições atuais ou anteriores das publicações, bem como o índice das publicações futuras, podem ser encontradas na Home Page Internacional do Escritório de Programas Internacionaois de Informação na World Wide Web, no endereço

Elas são disponíveis em diversos formatos eletrônicos para possibilitar a leitura on line, transferência, downloading e impressão.

Envie seus comentários à sua Embaixada local dos Estados Unidos ou aos escritórios editoriais:

Editor, Economic Perspectives
IIP/T/ES
U.S. Department of State
301 4th Street, S.W.
Washington, D.C. 20547
United States of America

E-mail: [email protected]

Editor Chefe
Editor
Editora Gerente
Editores Associados

Editores Colaboradores




Diretora de Arte
Revisão de Português
Judith Siegel
Jonathan Schaffer
Kathryn McConnell
Wayne Hall
Kathleen Hug
Eileen Deegan
Berta Gomez
Martin Manning
Bruce Odessey
Warner Rose
Sylvia Scott
Marilia Araujo

Conselho Editorial

Howard Cincotta . . . Judith Siegel . . . Leonardo Williams

thin blue rule

Departamento de Estados dos EUA
Programas Internacionais de Informação
Setembro de 2001


thin blue rule

Ao começo da página | Indice, Perspectivas Econômicas, Setembro de 2001
Revistas electrônicas do IIP | Home Page do IIP ;