|
Criação de Mobilidade e Condições de Vida nas Comunidades dos Estados Unidos Rodney E. Slater Secret¡¦io de Transporte dos Estados Unidos
O transporte afeta o meio ambiente. Mas atualmente os Estados e as comunidades possuem mais opções que nunca para melhorar a movimentação de carga e passageiros de forma a moderar a poluição de ar, ¡¦ua e sonora, auxiliando a preservação de recursos hist¡¦icos e naturais.
¡¦/font> medida que cruzamos a ponte para este novo mil¡¦io, o desafio ¡¦nossa frente ¡¦atender ¡¦ exig¡¦cias futuras de transporte enquanto trabalhamos para garantir a sa¡¦e do nosso meio ambiente. A Agenda de Habitabilidade da administração Clinton/Gore, lan¡¦da em 11 de janeiro de 1999, estabelece as bases para ajudar as nossas comunidades a garantirem boa qualidade de vida, permitindo ao mesmo tempo que cada norte-americano receba os benef¡¦ios da prosperidade econ¡¦ica e ainda proteja o nosso meio ambiente.
O Departamento de Transporte (DOT) ¡¦mais do que concreto, asfalto e terra. Estamos liderando as ações da agenda de habitabilidade do governo e trabalhando para encontrar novas formas para lidar com congestionamentos de tr¡¦ego, melhorar a qualidade do ar e preservar o espa¡¦ verde. Com vis¡¦ e vigil¡¦cia, estamos atendendo nossas necessidades de transporte ¡¦medida que legamos ¡¦ gerações do s¡¦ulo XXII uma nação de ¡¦ua e ar limpos, uma terra descrita recentemente pelo vice-presidente Gore como "um lugar de encanto natural".
A Lei de Eq¡¦dade do Transporte para o S¡¦ulo XXI (TEA-21), com seu compromisso de melhoria do meio ambiente para a geração atual e as futuras, ¡¦uma ferramenta que est¡¦sendo utilizada por esta administração para apoiar comunidades habit¡¦eis. Com base nessa lei de 1998 (conhecida como TEA-21), Estados e comunidades t¡¦ mais opções do que nunca para melhorar a movimentação de carga e passageiros de forma a moderar a poluição do ar, ¡¦ua e sonora, auxiliando a preservar recursos hist¡¦icos e naturais.
O transporte afeta o meio ambiente e ¡¦por isso que o governo dos Estados Unidos est¡¦compromissado com investimentos em infra-estrutura que protejam a sa¡¦e humana e do planeta. ¡¦medida que fornecemos estradas, locais de estacionamento e combust¡¦el para mover ve¡¦ulos e ind¡¦tria, ¡¦essencial pesar as decis¡¦s que afetam nossos ecossistemas e habitats da vida selvagem, oferecendo assist¡¦cia para evitar e combater efeitos contr¡¦ios ao meio ambiente. O planejamento eficaz do transporte, levando em conta uma ampla variedade de opções e examinando as conseqüências dessas opções, ¡¦a chave para moldar decis¡¦s adequadas de investimento.
O TEA-21 d¡¦¡¦ nossas comunidades o poder de examinar suas necessidades e fazer as melhores opções de transporte para os seus cidad¡¦s neste novo mil¡¦io. Essas opções podem incluir transporte de massa e auto-estradas, instalações alternativas para ferrovias, bicicletas, pedestres e programas de transporte coletivo. Alternativas ambientais podem ajudar-nos a alcan¡¦r os objetivos ambientais do TEA-21, reduzir a quilometragem total dos ve¡¦ulos em ¡¦eas urbanas congestionadas e reduzir as emiss¡¦s de poluentes e gases de efeito estufa que est¡¦ contribuindo para o aquecimento global.
O TEA-21 ¡¦o sucessor de uma lei anterior, a Lei de Efici¡¦cia do Transporte de Superf¡¦ie Intermodal, ou ISTEA, aprovada em 1991. As duas leis fizeram contribuições sem precedentes ¡¦forma em que o transporte pode melhorar a qualidade de vida. Os estruturadores pol¡¦icos podem agora incorporar planos de transporte aos interesses das comunidades e considerar os efeitos sobre a seguran¡¦ e o meio ambiente.
O ISTEA tamb¡¦ estabeleceu o programa de Melhoramento da Qualidade do Ar e Combate aos Congestionamentos (CMAQ). O programa CMAQ enfatiza a import¡¦cia da relação entre o transporte e a qualidade do ar, e forneceu cerca de US$ 8 bilh¡¦s em financiamento para que Estados e cidades desenvolvam ¡¦eas que sejam capazes de implementar medidas de controle de transporte (TCM) que cumpram com as exig¡¦cias da Lei do Ar Limpo, bem como outros projetos para reduzir as emiss¡¦s de poluentes causadas pelo transporte.
Uma caracter¡¦tica inovadora do programa CMAQ ¡¦a flexibilidade oferecida a projetos e programas de transporte para TCMs tradicionais, encorajando tamb¡¦ a inovação no desenvolvimento de novas estrat¡¦ias e tecnologias de controle de emiss¡¦s de poluentes. Incluem-se projetos de melhoramento do tr¡¦sito e do fluxo de tr¡¦ego, bem como projetos como transporte coletivo, programas de manutenção e inspeção de ve¡¦ulos quanto ¡¦emiss¡¦ de poluentes e programas para pedestres e bicicletas.
O programa CMAQ ¡¦uma ferramenta importante dispon¡¦el para os planejadores e construtores que lutam para tornar realidade a nova vis¡¦ ambiental do nosso pa¡¦.
Nos anos 1990, o ISTEA e o TEA-21 criaram uma abordagem sistem¡¦ica para a inclus¡¦ de preocupações ambientais no desenvolvimento de planos de transporte mas, por d¡¦adas, o Departamento de Transporte tem se movido em direção a m¡¦odos mais favor¡¦eis ao meio ambiente no planejamento e construção de auto-estradas, pontes e outras ligações de transporte. Em 1969, antes da celebração do primeiro Dia da Terra nos Estados Unidos em 1970, o ex-secret¡¦io do Transporte John Volpe criou um cargo ambiental no Escrit¡¦io do Secret¡¦io.
Naquela ¡¦oca, come¡¦ram a emergir maiores preocupações sobre o impacto ecol¡¦ico das decis¡¦s. Mas uma ação popular contra um projeto controverso de construção de rodovia em Memphis, no Tennessee, resultou na decis¡¦ da Corte Suprema dos Estados Unidos, em 1971, que estabeleceu a preservação do espa¡¦ verde como prioridade clara no planejamento de transporte.
Naquele caso de Memphis, os planejadores de transporte propuseram a abertura de uma importante auto-estrada interestadual atrav¡¦ de um parque ambiental local. Aplicando uma disposição na lei que criou o Departamento de Transporte, a Corte Suprema dos Estados Unidos coibiu a proposta com os seguintes dizeres do falecido juiz Thurgood Marshall: "Os poucos para¡¦os verdes que s¡¦ parques p¡¦licos n¡¦ devem ser perdidos, a menos que haja fatores verdadeiramente incomuns presentes".
Atrav¡¦ da ação da administração Clinton/Gore, com legislação do Congresso e a decis¡¦ da Corte Suprema, estamos auxiliando as comunidades a colocarem o povo em primeiro lugar e alcan¡¦r objetivos que melhorem a vida de todos os indiv¡¦uos. Queremos que nossos filhos respirem ar fresco e brinquem ruidosamente no parque de divers¡¦s vizinho em dias de sol. Queremos que nossos velhos pais possam usufruir do ar da primavera e jogar damas no parque. Queremos poder dar um longo passeio de bicicleta em uma pista sem termos que nos preocupar com carros passando zunindo por n¡¦, lan¡¦ndo fuma¡¦s perigosas.
Podemos juntos assegurar a sa¡¦e do nosso meio ambiente, criar comunidades mais habit¡¦eis para os nossos cidad¡¦s e dar prosseguimento ¡¦prosperidade econ¡¦ica usufru¡¦a pela nação. Juntos podemos preparar este mundo para este novo mil¡¦io e al¡¦ dele.
In¡¦io do artigo | Quest¡¦s Globais, Mar¡¦ 2000 | Revistas eletr¡¦icas do IIP | P¡¦ina principal de IIP |